quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Falsa modéstia...

Ser simples, humilde, são algumas das definições que estão ligadas à modéstia, segundo o povo e definições do dicionário. Mas e aí? Quer dizer que deixo de ser uma pessoa simples e humilde por não ser modesta? Não que não seja, mas prefiro deixar a falsa modéstia de lado e falar o tenho de bom...
Se você é bom no que faz, por qual motivo precisa ficar envergonhado, esperando que alguém lhe teça elogios e quem sabe promulgue verdades boas sobre a sua pessoa? Porque não pode simplesmente dizer: é, eu sou bom nisso sim, escrevo bem, sou ótimo nisso ou naquilo, desenho direitinho, cozinho maravilhas e faço e aconteço.
Qual o problema de uma pessoa ser boa em alguma coisa? Cá entre nós, o mundo é assim, fica mais "bonitinho" fazer charme ou se fazer (literalmente!) do que falar o que pensa sobre sí mesmo.
Já vesti a personagem que fica se fazendo e tem vergonha de ser boa em alguma coisa. Se alguém não acha, problema é seu, eu acho e quem me interessa aprova. Sim, o que o outro pensa interessa, vivemos em sociedade, ainda ansiamos pela aceitação. Embora muitos neguem.
Outro dia eu me vi tendo vergonha de dizer que sabia fazer todas as comidas (pratos) que me perguntavam. Pensando o tempo todo nisso, fiquei colocando na balança se estava me exibindo, se parecia arrogante aos olhos dos outros, ou se estava sendo sincera. A última opção prevaleceu. O que me perguntavam, talvez por serem pratos simples, do cotidiano, eu sabia fazer. Por acaso ninguém perguntou algo que não soubesse ou que ficasse ruim. Se assim fosse, não teria vergonha de dizer. Que problema há nisso?
O cuidado é pra que essa falta de modéstia vire presunção... Aí é que mora o perigo.
Ah, a propósito... Não tenho mão boa pra bolos decorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário