terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A curiosidade mora aqui!

Há programas de televisão que assisto para me informar, para dar risada, há aqueles que vejo para acompanhar meu marido, outros por puro lazer. O Big Brother Brasil (BBB) eu acompanho desde a primeira edição e sou telespectadora mesmo, sei o que acontece, opino, torço.
Desde sempre existe aquela onda de pessoas que não curtem, que acham um absurdo que alguém desperdice tempo com besteiras como consideram o programa. Não acredito que a maioria das pessoas que querem parecer intelectuais, nunca tenham se rendido para dar aquela espiadinha famosa. Sou crítica, contudo a curiosidade para saber da vida alheia existe.
Engraçado que por hora consigo comparar a curiosidade de assistir o BBB ao Orkut. Colocamos fotos, falamos de nós, trocamos recados com amigos, entramos em comunidades que mostram como somos e como queremos que os outros nos vejam. A curiosidade existe aí também. Um amigo posta uma foto, eu me interesso pelo conteúdo, vou visitar a página e possivelmente deixar um comentário. Estou querendo saber da vida dessa pessoa, igual faço quando assisto TV. Ligo o aparelho na hora do programa e acompanho capítulo a capítulo o desenrolar da vida de cada um.
Eu gosto, mas isso não quer dizer que sou menos inteligente que qualquer um, pelo contrário, vejo o programa com criticidade, buscando dar risada e estar por dentro de um dos programas de maior audiência da televisão brasileira.
Expressar um pensamento, ainda mais quando vai contra o que pensa a maioria, é personalidade. E isso não me falta.

2 comentários:

  1. Ana: compreendei perfeitamente seu ponto de vista. Entendo que cada um deve fazer o que considera adequado para passar seu tempo.
    No entanto, sou uma das pessoas que nunca viu, nem por um segundo, um BBB. Primeiro, por priorizar meu tempo para outras atividades que me são muito importantes (sou estudante e docente de Logosofia). Segundo, por que considero o conteúdo do programa desvinculado de minha vida, dos meus valores, dos meus objetivos. E, terceiro, porque, para mim, a curiosidade e uma "modalidade negativa que mantém a pessoa sempre ávida de informação e atenta ao que menos deveria importar-lhe" (Raumsol).

    É como um comichão que irrita nossa pele.

    Tenho procurado, em minha vida, transformar a curiosidade em interesse verdadeiro pelo que entendo que é importante para mim, minha família e meus amigos.

    Ao participar de redes sociais tenho em mente unir pensamentos em torno do bem. Já não falaram que o mal é organizado, por isso tem tanta força? Penso diariamente que, ao unirmos nossos pensamentos de bem, estamos organizando forças, nos dando as mãos mentalmente para sermos mais felizes e errarmos cada vez menos.
    Um beijo e parabéns pelo blog! Promete!
    Regina Ruivo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, a comunicação e a expressão do pensamento devem ser cada vez mais democráticas. Beijos!

    ResponderExcluir